Lavanda para relaxar...

Para visualizar melhor clique na imagem
A Lavanda confere uma ação calmante e neurossedativa à pessoa, sendo muito utilizada na aromaterapia para o tratamento de estresse e insônia.
Como auxílio emocional, encoraja a aceitação de situações dolorosas, dificuldade para conceder perdão a si mesmo e aos outros.
Muito utilizada para o excesso de preocupação, oscilações de humor, instabilidade emocional. Traz sentimento de liberdade interior, remove indecisões e toda espécie de conflitos emocionais, traz racionalidade e serenidade.
Enfim, a lavanda é de muita versatilidade, sendo uma das características mais fortes deste aroma, que pode ser usado em praticamente qualquer ambiente. Quartos cozinhas e banheiros são cômodos que combinam com este aroma.
No quarto, os aromatizadores  em spray podem ser usados para perfumar dentro do guarda-roupa, travesseiros, lençóis. Além de deixar as peças levemente aromatizadas, o aroma de lavanda funciona como um repelente natural de mosquitos.
Gotas do óleo essencial podem ser usadas ainda em ursos de pelúcia no quarto das crianças, para mais tarde trazer à tona a memória olfativa do seu filho(a).
Os aromatizadores em varetas podem perfumar qualquer ambiente, onde se deseja relaxar. Na sala dão sensação de bem estar inclusive para as visitas, no banheiro dão um toque elegante ao cômodo e na cozinha proporcionam uma sensação de leveza para fazer do ato de cozinhar um prazer.
Lavanda e alfazema! Representam o mesmo gênero embora existam pequenas diferenças entre espécies e sub-espéces.
Popularmente chamadas de lavanda, alfazema, nardo e espicanardo ( português), lavender (inglês), lavande ( françês e italiano), lavandula ( espanhol).
O gênero botânico Lavandula abrange várias espécies de pequenos arbustos muito comuns em jardins, onde são usados para ornamentação, estando aclimatada em várias regiões do mundo.
Lavandula Latifolia antigamente denominada Lavandula Spica é a que conhecemos por alfazema.
Difere da espécie Lavandula Angustifolia por apresentar folhas mais largas,  floração aromática,  tardia prolongando-se para o final do verão e  diferencial no odor devido ao  toque canforado. Muito apreciada em perfumaria. Semelhante  às outras espécies éutilizadas para fins terapêuticos e indústria cosmética, e desde que em doses adequadas, não é tóxica, irritante ou alergênica.
A Lavandula Angustifolia, ou lavanda verdadeira, a principio foi chamada de Lavandula officinalis; também conhecida como, lavanda dos alpes, lavanda fina, lavanda inglesa ,embora autores prefiram chamar desta forma a espécie Lavandula dentata.
No nosso espaço temos as três opções de lavanda, a tradicional, a lavanda inglesa e a alfazema.
O que difere entre elas é somente um pouco das notas finais do aroma.
Sendo que lavanda inglesa traz um perfume de lavanda mais doce para quem gosta de adocicar um pouco a vida, e a alfazema o aroma mais suave das três para quem gosta de suavidade.
As características  e utilizações terapêuticas são as mesmas para todos os tipos.

VOLTAR